Notícia

TRT-6 nega pagamento de indenização a ex-empregado da Servitium 07/06/2022 - Trabalhista

A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE), por unanimidade, negou provimento ao recurso interposto por um ex-funcionário da Servitium. No processo, o trabalhador solicitou o pagamento de danos morais e de indenização pela perda da capacidade laborativa em decorrência do acidente de trabalho.

O empregado relatou que sua atividade exigia força para carregar e descarregar canos pesados, o que ocasionou uma hérnia de disco, deixando-o de licença médica por alguns meses. Alegou que, ao retornar ao trabalho, foi dispensado pela empresa, sem observância do período de estabilidade acidentária.

Por sua vez, a Servitium argumentou que o colaborador estava em perfeitas condições de saúde, conforme atestado demissional apresentado. Também, o INSS não enquadrou a hérnia do empregado como acidente de trabalho: a perícia do órgão concluiu que não havia elementos que permitissem concluir pela existência de incapacidade laboral.

A relatora do processo, desembargadora Eneida Melo Correia de Araújo, esclareceu que a doença do trabalho não se vincula, em princípio, necessariamente, a determinada profissão. Seu surgimento decorre da forma como a atividade é prestada ou das condições do ambiente laboral, não se subordinando a qualquer tipo de presunção.

“O importante é estabelecer o nexo de causalidade entre a doença e o trabalho desenvolvido. E o INSS não reconheceu esse nexo, nem mesmo a incapacidade. Além disso, o exame demissional, cinco anos após a cirurgia de hérnia, confirmou a aptidão do funcionário, com restrição de atividades. Porém, isso não traduz falta de predisposição para o exercício”, observou a magistrada.

Diante disso, sem evidências comprobatórias do direito do trabalhador à estabilidade no emprego, a relatora negou provimento ao recurso, mantendo a decisão de primeiro grau, que julgou improcedentes os pedidos da reclamação trabalhista, com o que concordaram os demais membros da Turma.

  • Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região

Fale conosco

Para entrar em contato, preencha o formulário abaixo. Se preferir, entre em contato telefônico ou
faça-nos uma visita. Teremos prazer em lhe atender.

  • 47 3222-1496
  • R. Joinville, 876
    Lojas 03 e 04
    Vila Nova
    89035-200
    Blumenau/SC
  • contato@ruediger.adv.br
Rua Joinville, 876 - lojas 03 e 04 - Vila Nova – Blumenau/SC – CEP 89035-200 – Telefone: (47) 3222-1496